Peak season no Comércio Exterior: Os desafios e as estratégias para enfrentar este período atípico

Peak season, ou alta temporada, é um período no comércio internacional caracterizado por um aumento significativo na demanda por transporte de cargas, causando congestionamento nos portos e aeroportos, aumentando os custos de frete.

Essa fase atípica é impulsionada por datas festivas, eventos sazonais e tendências de consumo específicas, destacando-se principalmente o Ano Novo Chinês, cujas festividades duram vários dias e levam ao fechamento de fábricas e portos chineses, os maiores do mundo, tornando este um dos eventos de maior impacto na cadeia logística global.

Vale ressaltar que, diferente do modal aéreo que tem a flexibilidade de poder transportar cargas em voos de passageiros e do rodoviário que dispõe de uma diversidade de veículos e alternativas para manter suas operações rodando, o modal marítimo é o que acaba sendo mais sobrecarregado pelas peak seasons, devido ao espaço limitado, a demanda elevada e o tempo de trânsito maior.

Conforme dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o período de maior movimentação portuária no Brasil, ou seja, a peak season, concentra-se entre os meses de maio e setembro, onde a taxa de ocupação de navios pode chegar a 120% da capacidade ofertada pelos armadores.

Os maiores desafios durante a Peak Season:

  • Aumento da demanda e congestionamentos de portos e aeroportos: O volume de cargas cresce exponencialmente, superlotando portos, aeroportos e rodovias, a ponto de causar overbookings.
  • Falta de equipamentos: A falta de contêineres, navios e caminhões disponíveis levam a um aumento significativo nos prazos de entrega e custos de frete, gerando um efeito dominó em toda a cadeia logística.
  • Elevação dos custos: As tarifas de frete e armazenagem tendem a aumentar significativamente durante a peak season, sendo aplicada até mesmo uma sobretaxa pelas companhias marítimas, chamada de PSS.

PSS (Peak Season Sub-charge)

Essa prática é comum e reconhecida no comércio internacional, servindo para equilibrar a oferta e a demanda por contêineres e espaço nos navios durante as peak seasons através de preços mais altos, além de também ser utilizada para cobrir custos operacionais extras que surgem durante esses períodos de alta demanda.

A PSS é calculada com base em diversos fatores, como o tipo de carga, o destino, tamanho e tipo do contêiner, e a rota. Rotas mais movimentadas, como Asia-Europa e o Canal de Suez, tendem a ter uma PSS elevada devido ao alto volume de comércio e à concentração de produção

Estratégias para Enfrentar a Peak Season

Para minimizar os impactos negativos das peak seasons e garantir a continuidade do funcionamento das suas operações logísticas, empresas precisam tomar atitudes estratégicas, como:

Planejar antecipadamente as operações

A elaboração de um plano de operações detalhado e embasado em dados históricos da empresa e projeções de mercado, permite antecipar as necessidades dos clientes e otimizar a cadeia de suprimentos. Assim, é possível pré-definir datas para produção, embarque e entrega de produtos, considerando os prazos de cada etapa

Fazer uma gestão inteligente de estoques

Dados históricos e projeções de mercado também podem ser aplicados na gestão de estoques, evitando tanto a falta de produtos, cuja reposição de última hora pode se tornar um problema ainda mais desafiador durante as peak seasons, quanto o excesso deles.

Flexibilizar modais e diversificar rotas

O planejamento antecipado também abre espaço para buscar opções alternativas quando necessário.

Sempre que possível, deve-se considerar a escolha de modais e rotas alternativas, o que pode ajudar a reduzir custos com taxas de alta demanda, evitar congestionamentos e garantir a entrega das mercadorias no prazo.

Parceria com um bom agente de cargas

Agentes de cargas contam com uma rede de contatos ampla, o que facilita a reserva de espaços, especialmente durante períodos de peak season. Através desta rede, eles também são capazes de negociar tarifas mais competitivas e otimizar as rotas de transporte.

A BR Company, como um agente de cargas internacional experiente, está preparada para auxiliar sua empresa a superar os desafios da peak season, oferecendo soluções logísticas estratégicas e personalizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *